QUEM SOMOS
Sobre a Igreja Batista Nacional Monte Sinai
Sobre a Igreja Batista Nacional Monte Sinai
09h | Escola Bíblica Dominical
18h | Culto de Celebração
18h | Culto de Celebração
20h | Culto no Lar
20h | Culto de Estudo Bíblico
20h | Oração dos Valentes
20h | Células
21h | Reunião de Oração
18h | Pré Culto Teen
19h | Culto da Juventude
+55 (31) 3458-7646
contato@ibnmontesinai.com.br
Rua Alzira Caldeira de Paula, 830
Pedra Branca – CEP 33925-510
Ribeirão das Neves/MG
+55 (31) 3458-7646
contato@ibnmontesinai.com.br
BANCO SICOOB BANCOOB -756
CONTA: 3317717-1
AGÊNCIA: 3099
CNPJ: 00.158.804/0001-13
Pra. Maria Do Carmo Fidência
Antônio Fidêncio Filho
Rafael Gideone Fidêncio
José Paulo dos Santos
Rosiléia Gisele Fidêncio Pereira
Adilson Ângelo de Almeida
Lídia Fidêncio Félix
Dulcinéia Alves Fidêncio
No dia 28 de maio de 1990, nasceu a Congregação Batista em Pedra Branca, a fim de atender as necessidades dos novos moradores do bairro, com a cobertura espiritual da 2ª Igreja Batista Nacional de Justinópolis, liderada pela Missionária Maria do Carmo Fidêncio, e a benção da 1ª Igreja Batista de Venda Nova, e do pastor presidente da mesma, Manoel Crisóstomo.
A congregação nasceu na casa dos irmãos Antônio Fidêncio (in memorian), e Maria da Conceição Soares Fidêncio, juntamente com seus filhos, netos e amigos, a dificuldade de transporte até Venda Nova na época, contribuíram para os planos de Deus nesse lugar. Com o passar do tempo Deus foi trazendo vidas que se juntaram a essa família para cumprir esse grande ministério.
Durante o período de maio de 1990 à Abril de 1997, a congregação contou com o apoio de vários pastores na celebração da Santa Ceia, batismos, pregações e etc., Dentre os pastores que estiveram conosco temos, Pr. Carlos César Martins, Pr. Anízio Vieira Líbano, Pr. Vicente Tiago dos Santos, Pr. Fernando Araújo, e Pr. Florisvaldo Rodrigues Aguiar. Fomos grandemente abençoados por todos eles.
Além desses amados Pastores, tivemos uma grande colaboração, dos irmãos: Antônio Fidêncio Filho, Missionária Valdelice, Wellington Antônio Guimarães, Francisco e sua esposa Delita, e também Missionária Maria do Carmo. Estes, tiveram um papel essencial nos primeiros passos dessa Igreja, alguns deles permanecem firmes conosco nesse ministério.
A congregação no bairro Pedra Branca permaneceu com a cobertura espiritual e social da 2ª Igreja Batista Nacional de Justinópolis até a data de 26 de setembro de 1992. Nessa data ocorreu a emancipação da congregação, tornando-se Igreja Batista Nacional Monte Sinai. Nesse período já tínhamos a nossa sede na rua 33, n° 500, em um espaço cedido pelos irmãos Antônio e Maria da Conceição Fidêncio.
Em ata datada do dia 26 de Setembro de 1996, que registra a emancipação da Igreja, contava com 34 irmãos arrolados como membros da igreja.
Em 1993, o então presidente da Igreja, Antônio Fidêncio Filho, orou ao Senhor pedindo-lhe um ajudador, foi quando veio do STEB, o seminarista Édson Gonçalves Gomes, na época ainda bem jovem com 23 anos de idade, solteiro, natural de Central de Minas, da cidade de Mantena, ele estava cursado o seminário, no STEB ( Seminário Teológico Batista Nacional), indicado pelo diretor do seminário ele veio nos visitar e conhecer o trabalho, e através de Sonhos, profecias e muita oração, ele foi confirmado como o homem que Deus separou para nos pastorear.
De 1996 a 1998, ele permaneceu como colaborador no ministério, e o Irmão Antônio Fidêncio Filho na presidência. A partir de Janeiro de 1999 ele já assume a presidência da igreja, permanecendo ainda em período probatório no ministério, até a data de 16 de agosto de 1999 em que foi consagrado a Pastor. Reconhecido por vários pastores colegas de Ministério e membros da Igreja, nesse dia foi realizada uma grande festa, um culto de louvor e honra ao Senhor pela vida de nosso pastor. Nessa data, ele já tinha 28 anos de idade, casado, um filho e tinha residência fixa, no Bairro Atalaia em Ribeirão das Neves.
A igreja começou como um culto do lar, na sala da casa dos irmãos Antônio Fidêncio e Maria da Conceição Soares Fidêncio, a família dos irmãos se reuniam para adorar ao Senhor nesse local, mais Deus tinha planos maiores, foram se achegando almas ao qual o próprio Deus acrescentava, e a sala já não cabia mais, nos reuníamos então do lado de fora da casa, até a construção de um pequeno salão, no lote desses irmãos Antônio e Maria da Conceição Fidêncio, e Deus acrescentava mais alma… a necessidade de um espaço maior, abriu os olhos dos membros para a compra do lote em frente, e através da arrecadação de dinheiro em eventos, (como o festival da laranja, mais principalmente o SORVEFEST, que aconteceu em 1994, e reuniu mais de 1000 pessoas na Escola Municipal Moisés Kaliu), compramos então o lote da igreja; na Rua Alzira Caldeira de Paula, 830, Pedra Branca.
No ano 1999, foi inaugurado o templo de Baixo da Igreja Batista Nacional Monte Sinai, em uma grande Festa de Louvor ao Senhor; ali nos reunimos por três anos. Enquanto estávamos nesse salão não tínhamos espaço para divisão de classe na escola dominical, então os irmãos Serafim e Maria Raimunda, cederam um ótimo espaço para as classes de adolescentes e crianças em sua casa, e assim esses irmãos nos abençoaram por quase um ano, até a construção das nossas salas para reuniões das classes de escola dominical.
No ano de 2001, iniciamos a construção do templo principal da igreja, e no ano de 2002 já nos reuníamos nesse local, é claro que ainda estava inacabado tivemos algumas reuniões ainda sem o telhado, e depois de ter colocado o telhado, ainda nos reunimos algum tempo sem piso. Hoje nos reunimos nesse local de forma mais confortável, para louvar e bendizer ao Senhor e agradece-lo pelas grandes coisas que Ele tem feito por nós!
Em 1999 o Pastor Édson foi convidado a participar do encontro com Deus face a face, ali ele foi completamente impactado, e trouxe essa benção para a igreja, A cada grupo que chegava do encontro, tínhamos uma grande festa, muitas conversões e reconciliações com Cristo, além de reconciliações entre familiares. Tivemos um período tão grande de crescimento que nos reuníamos na rua em frente ao templo de baixo porque dentro dele não cabia.
O período dos primeiros encontros até a abertura das primeiras células, foi traçado por muita oração e jejum. A oração acontecia de segunda a sexta às 05h40min da manhã, e todos os dias tinha uma equipe jejuando, e todas as equipes jejuavam juntos aos domingos, e assim Deus foi confirmando a visão na igreja.
No fim de 2001 e início de 2002, tivemos a abertura das células, a nossa primeira célula foi na casa do casal Célio Eli Rodrigues e Viviane de Oliveira Rodrigues, onde já havia um grupo de crescimento, com objetivo de evangelizar e consolidar os novos membros da igreja, Também nesse período, foi estabelecido o G-12, Doze homens e doze mulheres, discípulos diretos, do Pastor Édson e Pastora Patrícia, onde cada um desses doze discípulos e discípulas formaram seus 12 discípulos, sendo estabelecidos assim os 144 discípulos.
Com a visão celular temos enfrentado grandes desafios, mais cremos que nosso Deus é aquele que nos capacita a vencer cada um deles.
Hoje o pastor Edson, tem contado com o apoio da Pastora Maria do Carmo na direção das mulheres dentro do G-12, e oramos para que a cada dia a visão celular seja mais e mais fortalecida, e um canal de benção e multiplicação para igreja.
No dia 26 de janeiro de 2002, foi recebido em assembléia extraordinária, por unanimidade de votos, como membros da Igreja Batista Nacional Monte Sinai, os irmãos do núcleo do bairro de Nova Pampulha, Município de Vespasiano.
A partir dessa data tivemos o reconhecimento da Igreja em Nova Pampulha como parte da Igreja Batista Nacional Monte Sinai, O Irmão Wellington Antônio Guimarães, e família, assumiram a liderança do núcleo e até hoje estão ali, rompendo em fé, trabalhando em favor do Reino de Deus, Hoje ele é consagrado e reconhecido como Pastor, e tem a honra do Senhor e dos membros da igreja Monte Sinai Em Nova Pampulha. Ali o reino de Deus tem crescido de forma poderosa e acrescentado almas ao ministério, os jovens ali tem crescido de forma poderosa, o pastor Wellington, sua esposa Cleuza, suas filhas Damaris e Meuri Ellem e Genro Marcio, tem trabalhado grandemente para o crescimento do Reino de Deus naquele lugar.